*Por Beatriz Ribeiro
Sabemos que a educação convencional valoriza os conteúdos voltados para a vida prática – ou pior, para uma prova de vestibular – em detrimento de conteúdos artísticos que, por si só não apresentam utilidade se não a fruição, a sensibilização, a vontade de reviver ou reproduzir alguma experiência.
A Música tem grande importância na Pedagogia Waldorf por inúmeras razões, das quais destaco duas. A primeira é que promove fortemente o exercício do Querer (da disciplina, do respeito), e do Sentir por meio de seus elementos básicos Ritmo e Melodia, respectivamente.
A segunda, intimamente ligada à anterior, é que a Música é algo que se produz individualmente, porém o resultado só se faz em conjunto (considerando-se o ambiente escolar). Cada indivíduo deve fazer seu melhor -seja com instrumento ou voz- para que, somado ao grupo, a obra se complete de maneira harmoniosa.
Desta maneira a Música promove, no processo formativo da criança, uma atuação munida de boa Vontade (Querer) e genuíno Sentimento (Sentir) no convívio e no procedimento social.
Ao longo da vida adulta estes benefícios promovidos tendem a diminuir pela falta do exercício. Cada qual com seu trabalho, suas obrigações, suas correrias… sobra pouco ou nenhum tempo para o deleite do Belo ou o bem agir social.
A prática musical na vida adulta tem um caráter menos formativo (uma vez que o sujeito já está formado) mas possibilita o resgate desses elementos por meio da sensibilização, do desfrute e do convívio, e abre caminho para uma reeducação, passível de (re)despertar as habilidades mais importantes para a nossa atuação enquanto seres humanos: escutar o próximo, esperar sua vez, respeitar a autoridade, emocionar-se.
A palavra Coro na grafia antiga escrevia-se “choro”, e não é por acaso. Quando cantamos expressamos sentimentos e emoções, exatamente como acontece quando choramos. Portanto além das habilidades desenvolvidas no âmbito do Querer e das relações sociais temos ainda outro grande benefício: a expressão artística de nosso Sentir, tão negligenciado em favor de uma vida prática e objetiva, onde qualquer atividade que não apresente resultado palpável parece supérflua.
Assim uma maneira bastante simples de se resgatar e exercer esses valores é integrando um coral amador, que dispensa conhecimento prévio e tem como únicos pré-requisitos o entusiasmo e o comprometimento com o grupo!
Beatriz Ribeiro é violinista formada pela Escola Municipal de Música de São Paulo -EMM – e pedagoga em formação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Integra a Orquestra Arte Barroca, que é um grupo que se dedica à pesquisa da música dos séculos XVII e XVIII para uma execução historicamente orientada.
Seu contato com a Antroposofia e com a Pedagogia Waldorf vem desde a barriga: Sua mãe era muito envolvida com o assunto e foi bastante presente na formação de diversos professores.
Antes mesmo de terminar o colegial já trabalhava com Educação Musical e passou por algumas escolas até encontrar a Waldorf Santos, onde hoje ministra aulas de música para as crianças do Ensino Fundamental, orienta as professoras da Educação Infantil, e conduz o Coral Waldorf Santos.
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Os encontros do Coral Waldorf Santos acontecem às quartas-feiras, das 18:30 às 19:30 na sede da escola. Se você tem interesse em participar, preencha o formulário abaixo, ou entre em contato pelo telefone 3327-6330.
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