Pedagogia Waldorf

Como resultado, crianças que estudam em escolas waldorf se tornam pessoas bem preparadas, emocionalmente maduras, prontas para utilizar as suas capacidades físicas, artísticas e intelectuais com consciência, para ter sucesso em tudo o que fazem. 

A pedagogia Waldorf foi desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, na Alemanha, em 1919. Foi chamada de “Escola livre” por ser independente de interesses estatais, religiosos ou comerciais. 

As Escolas Waldorf são norteadas pela observação integral do ser humano, proposta por Steiner e estimula nas crianças a clareza de raciocínio, o equilíbrio emocional e a iniciativa da ação, através de um currículo que incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos a um pensamento livre e autônomo.

“A pedagogia Waldorf é o modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais de nosso tempo.” 

UNESCO

O maior movimento educacional do mundo

Mais de
0
Escolas no mundo
Mais de
0
Jardins de Infância
Mais de
0
Paises

No Brasil

Mais de
0
Escolas certificadas
Mais de
0
Novas Iniciativas

Valores da
Pedagogia Waldorf

Integração

social e cooperação em uma escola associativa que é construída pelo tripé formado por pais, professores e gestão.

Conexão

A escola e família tomam parte em uma comunidade de aprendizagem, de apoio, de fortalecimento de vículos que ajudam a criança a crescer segura.

Alimentação

saudável através da relação com o alimento e fortalecimento dos hábitos de comer à mesa, juntos, como forma de estabelecer relações e fortalecer laços.

Alegria e responsabilidade

nos processos de aprendizagem; Excelência intelectual, imaginação, criatividade, cultivo da memória, habilidades em resolução de problemas;

Arte e movimento

como meios de exercitar capacidades e como elementos que permeiam o processo de aprendizagem;

Autoeducação

Professores em permanente processo de aprendizagem: além da formação acadêmica, os professores passam por uma formação específica em Pedagogia Waldorf e contam com o acompanhamento de tutores para o trabalho em sala de aula.

Individualidade

através de um currículo que propicia um desenvolvimento adequado a cada faixa etária, e cada indivíduo, do ponto de vista físico, emocional e cognitivo