Pedagogia Waldorf
Como resultado, crianças que estudam em escolas waldorf se tornam pessoas bem preparadas, emocionalmente maduras, prontas para utilizar as suas capacidades físicas, artísticas e intelectuais com consciência, para ter sucesso em tudo o que fazem.
A pedagogia Waldorf foi desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, na Alemanha, em 1919. Foi chamada de “Escola livre” por ser independente de interesses estatais, religiosos ou comerciais.
As Escolas Waldorf são norteadas pela observação integral do ser humano, proposta por Steiner e estimula nas crianças a clareza de raciocínio, o equilíbrio emocional e a iniciativa da ação, através de um currículo que incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos a um pensamento livre e autônomo.
“A pedagogia Waldorf é o modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais de nosso tempo.”
UNESCO
O maior movimento educacional do mundo
No Brasil
Valores da
Pedagogia Waldorf
Integração
social e cooperação em uma escola associativa que é construída pelo tripé formado por pais, professores e gestão.
Conexão
A escola e família tomam parte em uma comunidade de aprendizagem, de apoio, de fortalecimento de vículos que ajudam a criança a crescer segura.
Alimentação
saudável através da relação com o alimento e fortalecimento dos hábitos de comer à mesa, juntos, como forma de estabelecer relações e fortalecer laços.
Alegria e responsabilidade
nos processos de aprendizagem; Excelência intelectual, imaginação, criatividade, cultivo da memória, habilidades em resolução de problemas;
Arte e movimento
como meios de exercitar capacidades e como elementos que permeiam o processo de aprendizagem;
Autoeducação
Professores em permanente processo de aprendizagem: além da formação acadêmica, os professores passam por uma formação específica em Pedagogia Waldorf e contam com o acompanhamento de tutores para o trabalho em sala de aula.
Individualidade
através de um currículo que propicia um desenvolvimento adequado a cada faixa etária, e cada indivíduo, do ponto de vista físico, emocional e cognitivo